Logo_Seniores_4_150

v. 20241210 - Under Construction

SENIORES Portugal

Envelhecimento é um processo natural e universal, deve ser ativo para ser saudável.
A velhice é como tudo o resto - para se ter sucesso, é preciso começar cedo…(T. Roosevelt)

[página em construção]

 Prevenir o declínio cognitivo

Vários fatores podem afetar a probabilidade de desenvolver declínio cognitivo e demência. O modelo FINGER (Brain Health Institute) é baseado em evidências científicas mostrando que certas medidas simultâneas em cinco áreas do estilo de vida  podem efetivamente ajudar a prevenir e retardar o desenvolvimento do declínio cognitivo, sendo crucial aplicar uma abordagem multidimensional, diariamente, em cinco vertentes: dieta saudável, atividade física, estimulação cognitiva, atividades sociais e monitorização do sistema cardiovascular.
A mobilidade ativa é um aspeto de investigação científica que está na ordem do dia, desenvolvendo-se estudos sobre a maneira de, por exemplo, se intervir nas cidades de modos a esta ser promovida em todas as idades. Por exemplo, no INESC Coimbra têm sido desenvolvidos modelos, sempre apoiados em métodos quantitativos, estudos e ferramentas que indican claramente as formas modernas de gestão urbana, 
Investigação recente mostra que pelo menos 40% de todos os casos de demência estão ligados a fatores ambientais e de estilo de vida modificáveis. Os processos biológicos que podem levar à demência podem iniciar-se silenciosamente 20 a 30 anos antes do diagnóstico ser feito, pelo que nunca é cedo demais para se começar a implementar bons hábitos.

FINGER_model


Alimentação saudável

O que é bom para o coração também é bom para o cérebro. O modelo de dieta FINGER segue as Recomendações de Nutrição Nórdica, baseados nos mesmos princípios da conhecida dieta mediterrânea. Em inúmeros estudos internacionais ao longo de muitos anos, o padrão alimentar mediterrâneo tem sido associado ao menor risco de doenças cardiovasculares e distúrbios neurodegenerativos, como o declínio cognitivo.
Uma dieta nutritiva e variada e atividade física diária são boas tanto para o cérebro quanto para o coração. A base da pirâmide alimentar é rica em vegetais, legumes, vegetais de raiz, bagas, frutas, grãos integrais, nozes e sementes, peixe várias vezes por semana. Preferir o azeite como gordura e carne branca, consumir ovos e produtos lácteos, evitar charcutaria, carne vermelha e doces. A água é a melhor bebida.

FINGER_Piramide_Alimentos


(to be continued…)