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Estrutura e Hierarquia do Oŗamento



depende das quantidades e prȩos dos recursos simples que 

entram na sua constituĩ̧o;

iv) um recurso simples ́ a componente mais elementar e, portanto, de 

ńvel mais baixo, no sistema de informã̧o; cada recurso simples, 
aĺm de ter atribúdos uma unidade e um prȩo unit́rio referido a 

uma certa data no tempo, pertence a uma determinada natureza a 

qual por sua vez pertence a um tipo de recursos (m̃o-de-obra, 

materiais, equipamentos, etc.).


O esquema acabado de apresentar constitui uma definĩ̧o conceptual 

b́sica usada no desenvolvimento do sistema de informã̧o. Contudo, 

sob o ponto de vista do potencial utilizador, ño deve ser considerado 
ŕgido. Assim, em termos pŕticos, pode ser desej́vel definir uma activi- 

dade sem ser ̀ custa de recursos compostos, tal como pode ser desej́vel 

definir um recurso composto independentemente de qualquer recurso 

simples. Estas possibilidades existem efectivamente no sistema de infor- 

mã̧o concreto que passaŕ a ser descrito.


Dentro de cada oŗamento (ou obra) particular as actividades podem ser 

organizadas em Seç̃es, Sub-caṕtulos e Caṕtulos, podendo ño existir 

Seç̃es ou Seç̃es e Sub-caṕtulos.



2.1.4 Custos, Lucro e suas Relã̧es

H́ ainda outros aspectos da pŕtica corrente que importa salientar, como 

os que se referem ̀ divis̃o de custos em v́rios tipos. Para se obter o 
prȩo de custo total de uma obra (), neste caso s̃o previstos tr̂s tipos:
PC

i) directos;

indirectos (incluem os designados custos de estaleiro);
ii) 

iii) administrativos (t̂m a ver com a estrutura da empresa).


Qualquer actividade que integre uma obra, em termos de custo no oŗa- 

mento, pode ser considerada como de custo directo ou indirecto. A soma 
dos montantes das actividades que num dado oŗamento s̃o consideradas 

como de custo indirecto deveŕ ser dividida pelas restantes actividades. 

Aqui estamos a designar por custos indirectos os que se referem a activi- 

dades que, embora ligadas directamente ̀ obra, ño aparecem expĺcitas 

no oŗamento que ́ submetido ao cliente. Enquadram-se neles, por 
exemplo no caso de uma obra, todos os custos de montagem do estaleiro 

quando estes ño forem para facturar directamente ao cliente.


Os custos administrativos ou estruturais, como o seu nome indica, est̃o 

em geral ligados ̀ estrutura intŕnseca da empresa e englobam despesas 

que dificilmente podem ser desagregadas de modo a serem atribúdas



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