Page 216 - Manual Pyramid
P. 216








Importar Ficheiro com Mapa de Medĩ̧es



7.1 Importar Ficheiro com Mapa de Medĩ̧es


Uma nova obra (ou seja, uma nova ficha, ou registo) pode ser definida a 

partir de um ficheiro com uma lista de actividades, criado com uma folha 

de ćlculo (ou mesmo criando um tabela com um editor de texto) e guar- 
dado no formato Texto. Para tal esse ficheiro deve ser organizado por 

colunas de acordo com o seguinte formato:


i) 1a coluna - Caṕtulos do oŗamento. Ex.: “Fundã̧es”. Basta apa- 

recer uma vez escrito cada Caṕtulo, at́ mudar para um novo.

ii) 2a coluna - Sub-caṕtulos do oŗamento. Ex.: “Bet̃es” (em 

Fundã̧es). Se no oŗamento ño existirem Sub-caṕtulos, esta 
coluna ficaŕ vazia, mas ño se omite.Basta aparecer uma vez 

escrito cada Sub-caṕtulo, at́ mudar para um novo, dentro do 

mesmo Caṕtulo.

3a coluna - Seç̃es do oŗamento, situadas um ńvel abaixo do 
iii) 
Sub-caṕtulo. Ex.: “Bet̃es simples” (sub-divis̃o dentro dos 

“Bet̃es”). Se no oŗamento ño existirem Seç̃es, esta coluna 

ficaŕ vazia, mas ño se omite. Basta aparecer uma vez escrito 
cada Seç̃o, at́ mudar para uma nova dentro do mesmo 

Sub-caṕtulo.

4a coluna - Descrĩ̧es das actividades.
iv) 

v) 5a coluna - Quantidades.

vi) 6a coluna - Unidades de medida.

vii) 7a coluna (optativa) - Prȩos unit́rios (sem $), que passar̃o a 

preencher o campo Custo Base das respectivas fichas de activida- 

des, criadas aṕs a importã̧o;

viii) 8a coluna (optativa) - identificã̧o do Tipo de actividade (inici- 

ada pela letra “i” ou “I” seŕ Indirecta; por omiss̃o ́ sempre 
Directa).



Em cada mudaņa para novo Caṕtulo s̃o re-inicializados os respectivos 

Sub-caṕtulos e Seç̃es (que, se ño forem introduzidos, ficam em 
branco para as actividades seguintes). Em cada mudaņa para novo 

Sub-caṕtulo s̃o re-inicializados as respectivas Seç̃es (que, se ño 

forem introduzidas, ficam em branco para as actividades seguintes). 
1
Usando-se uma folha de ćlculo como o Excel, a linha que se segue ao 
́ltimo item da lista deve conter um asterisco “*” na primeira coluna. Este 

caracter marca o fim da lista de actividades2.




1. Excel ́ uma marca registada da Microsoft

2. Ño se torna necesśrio usar este caracter no caso de se usar um editor de texto como o Word
(da Microsoft) para produzir a tabela com a lista das actividades. 



Pyramid© 216
- Programa registado no Minist́rio da Cultura




   214   215   216   217   218